TESTADORES

De vez em quando me pego olhando para o rosto de um dos meus alunos e pensando sobre esta juventude que, quer a gente queira ou não, sempre é nova, diferente da passada, diferente da nossa e certamente diferente da que virá. Por isso a juventude, ao meu ver, é sempre a mesma coisa.
Para ser jovem, minha vó por parte de pai roubou um Santo Antônio e escondeu por um bocado de tempo das meninas mais velhas, mas ainda jovens, só para elas não terem o que fazer nas festas juninas... As jovens senhoras, loucas pra casar, ficavam culpando umas às outras pelo desaparecimento do santo e minha vozinha, no cantinho, rindo baixo... No fim de tudo minha vó só queria era manter o santo vivo para o dia dela...
Para ser jovem, minha mãe (a caçula das filhas de minha vó) decidiu namorar o homem que o pai dela detestava (meu pai!). Fez escândalos para manter esse amor, engravidou, casou, tudo a contragosto, antes de todas as irmãs mais velhas. No fim de tudo, ela só queria ter mais atenção do pai, porque ela o amava loucamente.
Para ser jovem, comprei uma dessas tintas que descolore o cabelo e fiquei loiraço. Uma afronta para meu avô caxias, para minha mãe (na época) tão correta e discreta, e para a escola católica... No fim de tudo, eu só queria poder escolher o que quisesse, mesmo sendo o extremo, sem ser recriminado...
Para ser jovem, uma menina hoje, no facebook, posta fotos mostrando o dedo, seminua, ou diz que o mundo pode explodir se não for do jeito dela, ou ainda que se uma pessoa não gosta dela, pode ir se fuder... No fim de tudo, ela só quer se sentir livre para poder ser, ter, pensar, sentir o que quiser... Ah! E ser importante para alguém, mesmo que seja do jeito ruim.
Os desavisados estariam me perguntando: "Juventude é  ser rebelde, então, professor?" E eu responderia: não. Juventude é um teste. É um teste louco em que todas as respostas e, ao mesmo tempo, nenhuma delas estão corretas. O que é correto para o jovem A não é para o B. E é assim que se fazem corretas todas as opções. E é esse o lado bom/ ruim da juventude.
Não dá pra escolher. O jeito é testar.
Um dia, as respostas incorretas se anulam ou você as anula.
Um dia, a correta aparece.
Um dia, tudo isso passa.
Pra uns cedo demais, pra outros na hora certa, pra outros, tarde demais...
Por isso, é importante estar sendo vigiado por pessoas que já passaram por isso (os chamados "adultos") durante esse teste de ser gente.
Estamos aqui. Nós, os adultos. Pra que não seja nem cedo nem tarde quando a resposta certa pro seu teste aparecer com claridade e firmeza.


Tenho dito.
[Dedico este post aos meus alunos "(con)testadores" que tanto estimo. Penso em vocês até nas horas vagas... Vai entender, né?!]

Comentários

  1. Pois é... somos tudo isso' bem lá no fundo queremos apenas nosso espaço, nosso reconhecimento e, o principal, atenção por parte de vocês adultos'
    P.S: Taynara Barbosa ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"It's not easy to be me"

Véu nos olhos

Escolher